sexta-feira, 29 de agosto de 2014

EcoVirtual

Segue abaixo um e-mail que recebi a respeito do Portal EcoVirtual. Achei bem interessante a ferramenta.

Caros colegas,

Gostaríamos de convidá-lo a visitar o portal ECOVIRTUAL (http://ecovirtual.ib.usp.br), projeto que estamos desenvolvendo para o ensino de ecologia. O projeto está baseado na utilização de simulações computacionais para o aprendizado de modelos e conceitos em ecologia e matemática. São tratados temas em diferentes níveis de organização: população, metapopulações, comunidades e biogeografia, com simulações dos modelos clássicos acompanhados de roteiros. Para as simulações desenvolvemos uma interface gráfica de usuário para que possa ser utilizada por qualquer pessoa, sem a necessidade de treinamento em programação. A instalação é muito simples, veja como em: http://ecovirtual.ib.usp.br/doku.php?id=ecovirt:roteiro:soft:instalacaor.

Nosso objetivo é que este material seja utilizado e aperfeiçoado pelo máximo de colegas, e em breve teremos uma versão em inglês para ampliar o alcance. Sintam-se à vontade para usá-lo em suas disciplinas, e agradecemos qualquer contribuição ou sugestão (envie paraecovirtualpackage@gmail.com).

Para maiores informações veja nossa declaração de motivação e o vídeo explicando a filosofia do projeto em http://ecovirtual.ib.usp.br/doku.php?id=start#para_saber_mais.


Aproveito para convidar aqueles que querem se aventurar no aprendizado da linguagem R a visitarem o material online da nossa disciplina (http://ecologia.ib.usp.br/bie5782).

Um grande abraço a todos,

Alexandre Adalardo e Paulo Inácio Prado

Nenhum comentário:

Postar um comentário