quinta-feira, 29 de março de 2012

Curso de Coleta e Taxidermia de Pequenos Mamíferos Terrestres

A Sociedade Brasileira de Mastozoologia (SBMz) e a EMBRAPA - Pantanal estão promovendo o 1º Curso de Coleta e Taxidermia de Pequenos Mamíferos Terrestres. Este curso tem como objetivo introduzir os alunos a conceitos teóricos e a prática de trabalho de campo com pequenos mamíferos, com ênfase na prática de captura, eutanasia, taxidermia, e técnicas citogenéticas e moleculares.

Local: Fazenda Nhumirim, Campo Experimental da EMBRAPA Pantanal, Corumbá, Mato Grosso do Sul.
Data: de 29/06 a 04/07/2012 (após o encerramento do VI Congresso Brasileiro de Mastozoologia).
Professores: Cibele Rodrigues Bonvicino (FIOCRUZ, RJ), Marcelo Weksler (Museu Nacional, UFRJ), Ana Lazar Gomes e Souza (FIOCRUZ, RJ), Pâmela Antunes (EMBRAPA-Pantanal).
Carga horária: 44 horas durante 6 dias.
Limite de 10 vagas
Valores: R$ 500,00 para sócios da SBMz e R$ 600,00 para não-sócios. Os valores incluem transporte (ida e volta) de Corumbá, hospedagem, alimentação e material de campo.

Programa do curso: Procedimentos para obtenção da licença de coleta para pequenos mamíferos junto ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade; procedimentos junto à comissão de ética animal da instituição de origem para a realização da coleta; preparação do caderno de campo, etiquetas para meio seco e meio liquido e planilha para checagem das armadilhas; procedimentos de biosseguranca para coleta e preparação de pequenos mamíferos; preparação da isca, escolha das armadilhas; escolha dos locais, formação de trilhas, colocação e marcação de armadilhas, georeferenciamento das trilhas; procedimento de revisão e re-iscagem das armadilhas, transporte dos espécimes ao laboratório; procedimentos para eutanásia; procedimentos para taxidermia em meio seco, conservação em meio liquido, e transporte dos espécimes preparados; procedimentos para obtenção de células em suspensão, e coleta de tecidos para procedimentos moleculares; noções básicas de identificação dos pequenos mamíferos do Pantanal.

Requisitos básicos para participar do curso:  levar repelente, protetor solar, perneira ou bota de cano longo e roupas adequadas (calça comprida e camisas de manga comprida para andar no campo), e estar em dia com as vacinas.

INSCRIÇÃO
As inscrições estarão abertas até o dia 5 de maio. Para inscrever-se, enviar um email com seus dados (nome, identidade, formação, endereço) para: sbmz.diretoria@yahoo.com.br. Após a confirmação, basta fazer o depósito ou transferência bancária na conta da SBMz:
Banco do Brasil:
Agência: 3110-0
Conta corrente: 90100-8
e enviar o comprovante por email.
Depois é só aguardar a confirmação de sua inscrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário